Projeto saúde: Acerte nos primeiros passos da dieta

23:29

Olá amores, esse o segundo post do dia que também é compartilhando coisa boa haaha' eu falei aqui num post passado que eu estou fazendo dieta na verdade uma reeducação alimentar, estou cuidando da minha saúde e também falei no post que sempre que eu achasse uma coisa importante com relação a esse projeto eu traria para vocês e essa semana eu estava conferindo o site Minha Vida e vi uma matéria sobre "como acertar nos primeiros passos da dieta". Então para você que deseja entrar no projeto saúde continue lendo o post as dicas são ótimas!


"Para cumprir a primeira tarefa da reeducação do seu estômago, portanto, basta abrir a boca e a mente para provar alimentos que antes não faziam parte dos seus pratos e são indispensáveis para a saúde, como verduras, legumes e frutas. Caso o paladar reclame, insista até ele ceder. Veja, a seguir, todos os outros mandamentos que guiam a alimentação equilibrada e aprenda a colocá-los em prática de uma maneira simples.

- Fuja dos cardápios monótonos: o que não falta é variedade de frutas, legumes, verduras. Por isso, inclua muitos deles no seu cardápio. Alimentação adequada pede variedade de alimentos. Não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas, leites e derivados grupos alimentares essenciais para a alimentação diária. 

- Tire o foco das calorias: contar calorias é importante, já que é um meio para direcionar a sua dieta. Sabendo a quantidade de calorias diárias que você precisa ingerir, dá para manter o peso, emagrecer ou engordar. Porém, elas são somente uma característica da dieta. Basear-se apenas na energia fornecida pelos alimentos pode fazer com que a quantidade dos nutrientes, como carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais, não seja atingida , esclarece a nutricionista do Minha Vida. 

- Não descuide dos líquidos: alimentação equilibrada inclui dois litros de água, todos os dias. A quantidade é ideal para repor a perda natural do organismo e auxilia no funcionamento do intestino. 

- Consuma alimentos poderosos:
 Busque informações nos rótulos alimentícios e opte pelos que são nutricionalmente melhores, aconselha Roberta Stella. Ela esclarece dizendo que açúcar e farinha refinada, por exemplo, são formados por carboidratos, mas não os do melhor tipo. Dê preferência às versões integrais dos alimentos, à base de farinha integral. Além de encontrar carboidratos complexos, a escolha faz com que a quantidade de fibras, minerais e vitaminas seja maior . Trocar alimentos a fim de diminuir a quantidade de gordura saturada também é relevante. Por isso, prefira carnes magras, óleos e cremes vegetais. 

- Jamais pule refeições: uma alimentação balanceada é composta por cinco ou seis refeições diárias. O resultado soma café-da-manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. Estabeleça horários para cada um. Assim fica mais fácil se adaptar ao novo hábito , aconselha a nutricionista. E nem pense em prolongar o intervalo das refeições. Ficar em jejum só faz com que você chegue faminto à próxima refeição, ficando mais vulnerável às tentações. 

- Seja flexível consigo mesmo: não precisa se tornar um prisioneiro da sua dieta. Tendo hábitos saudáveis, você pode se dar ao luxo de deliciar seus pratos preferidos, de vez em quando. Para isso, é só controlar a quantidade e também não exagerar na periodicidade do consumo. "

São dicas bem úteis, eu achei bem legal e trouxe pra cá. Essa matéria é do site Minha vida e quem quiser conferir essa e outras dicas é só da um pulo lá, tem um monte de coisa boa. E é isso espero que tenham gostado, até o próximo o post e saúde pra todos!

beijinhos :*

Você pode gostar também

2 comentários