5 Decorações para sala de estar

14:48

 As decorações para sala de estar estão, cada vez mais, sendo projetadas para o conforto e funcionalidade. As arrumações padrão de alguns anos atrás deram lugar a peças diferentes e super originais que fazem o gosto dos moradores mais exigentes e, nem por isso, pesam muito no bolso.

Separamos 5 dicas para você arrasar na decoração da sala de estar da sua casa.

Decoração para sala de estar simples



1 – Parede diferenciada
Para dar um toque especial na sala de estar a dica é pintar uma das paredes com uma cor diferente das outras. Isso fará com que o ambiente ganhe um toque refinado. Para criar a sensação de aconchego use cores frias como tons de azul, cinza ou lilás. Para um ambiente vibrante use cores quentes como amarelo, laranja, ou vermelho. Vale fazer textura nessa parede também, ou ainda descascar e deixar com o tijolo aparente criando um ambiente rústico. 


2 – Cortinas
Para criar um ambiente romântico coloque cortinas em voil ou renda que ficarão leves e deixarão que a claridade passe. Se desejar algo mais fechado e íntimo opte por tecidos mais pesados como veludo ou chantung, nesses casos a luz natural terá mais dificuldade de passar. Lembre-se que, quanto mais elaborada e de tecido nobre, mais trabalho para retirar e lavar. Para minimizar esse problema, experimente fazer cortinas “bando” que não vão até o chão e são mais fáceis de limpar. Você pode escolher um tecido decorado e montar a cortina em painel com duas partes laterais e uma central, quando fechada mostrarão o desenho que você escolheu. Persianas também são ótimas para dar um aspecto de modernidade.


3 – Cadeiras diferentes
Lugares para sentar, nunca são demais em uma sala de estar. Que tal colocar uma cadeira revestida por você mesma naquele canto próximo da mesa com abajur ? Escolha um tecido resistente para fazer o assento e o encosto, criando uma peça única e confortável. “Quebre” a decoração escolhendo um tecido que não tenha nada haver com o restante ou, faça um composê escolhendo uma cor parecida com o resto do ambiente.


4 – Iluminação
Luz é tudo em um ambiente, então que tal fazer um novo revestimento nos abajures, fazendo com que sejam partes de alguma peça de mobília ? Faça o revestimento da cúpula com um tecido igual ou parecido com o do sofá ou o mesmo tecido que escolheu para forrar a cadeira que falamos no item acima. Ambientes românticos pedem tons pastel e tecidos mais leves, ambientes modernos podem usar e abusar das composições inusitadas de cores e usar tecidos sintéticos que são mais fáceis de limpar. Escolha lâmpadas que não aqueçam demais para não ter problemas com manchas no tecido, por causa do calor.



5 – Painel divertido
Criar um quadro com gravuras divertidas ou com mensagens bem humoradas é uma ótima forma de descontrair a sala de estar. Na parede atrás do sofá ou na lateral onde fica o aparador, coloque um painel grande de cortiça e faça composições com gravuras que todos apreciem. Vale usar as fotos do instagram da família em momentos felizes. Use pins de mapa para prender as fotos ou, faça um varal e coloque mini-pregadores de madeira colorida.

Usando sua criatividade conseguirá criar um ambiente diferente e super convidativo.

Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino.

Você pode gostar também

2 comentários

  1. Amei a ideia dos quadros, as cortinas brancas.
    As cadeiras também, lindas inspirações.
    Bjão linda

    www.jeanecarneiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ameei a ideia dos quadros se eu morasse sozinha com certeza já teria feito hahahaha, por enquanto só no meu quarto mesmo.
    Adorei as inspirações Pat *-*

    Beijão da Pretinha
    http://www.pretapretinhablog.com

    ResponderExcluir